O mistério do boy magia

MisterM

Hoje, no Lizt Blog, você ficará sabendo quem são, onde vivem e do que se alimentam os famigerados ‘boy magia’. Nós fomos atrás do real significado do termo. Não foi fácil, mas chegamos ao temido resultado, preparem-se para esta emocionante viagem.

Bom amigos do bloguinho Lizt, esse termo estava realmente me incomodando, eu ouvia ele nos mais diferentes lugares, das mais diferentes pessoas e fazendo referência aos mais estranhos e diversos caras.

Peço desculpas por esta música, mas ela parece definir os boy magia.

Era um dia gelado e eu me dirigia para entrevistar a primeira colaboradora da matéria, ela de chama Caroline Correa, chego ao café e ela ainda não está lá, sento e peço um daqueles cafés com nomes duvidosos, daqueles que nunca sabemos se nos envergonharão quando chegarem à mesa ou se passarão despercebidos. Caroline chega quase no mesmo momento que meu café.

Assim que ela chega vou direto ao ponto e pergunto o que é um boy magia, então recebo esta resposta:

Boy magia depende do gosto pessoal, cada um/uma tem o seu. No meu caso, boy magia é um discípulo do Marcelo Camelo no quesito barba, usa sapatos e calças embaladas a vácuo. Normalmente ele parece gay, e raramente não é. Todo boy magia é perfumado e tem hálito de hortelã, no final de semana e feriados isso se mistura com alguma bebida forte de homem, tipo whiskey. Esse tipo de boy tem um gosto musical apurado, escuta MPB e diversos estilos derivados do rock clássico. Adora cinema e convida a girl magia pra ir toda a semana. Na maioria das vezes ele faz algum curso de comunicação, ou aqueles duvidosos como arquitetura e design. Nunca direito. O importante é ter cuidado e não confundir um boy mágia com um boy lixo, e no final descobrir que o teu tão sonhado príncipe usa cueca de crochê feita pela avó.

É uma resposta complexa, grande e completa. De cara eu me assusto e confundo um boy magia com um baita veado, e saio do café imaginando que um boy magia é um cara afeminado, em contato com o lado mulher da alma. Estranho.

Ah, Carol Correa ainda dá uma dica para as mulheres “P.S.: Você nunca vai encontrar um boy magia na academia.” – não sei se é preconceito meu, mas com a descrição que ela deu do boy magia, percebo que faz sentido.

Aqui já percebo onde tudo isso vai parar, creio que vocês também, mas prossigo com minha árdua missão.

Se você pesquisar por ‘boy magia‘ no Google, vai encontrar um número impressionante de respostas, a expressão é citada aproximadamente 6.730.000 de vezes, surpreende e assusta, afinal sempre achei que esse termo fosse mais desconhecido. Por favor, aconselho que você invista uns 15 minutos da sua vida abrindo os resultados dessa pesquisa, é meio vergonha alheia, mas bem é engraçado.

Encontramos um site, o Dandi Moderno – uhnnnnn, suspeito – que apresenta uma lista do que é necessário para ser classificado nesse categoria – tomei a liberdade de fazer comentários sobre cada uma delas:

- Atitude Masculina - é o que se espera de um homem né, PFVR
- Jeans – até pedreiros usam, estamos todos bem por enquanto
- Tatuagens – parece uma exigência besta, mas ok
- Limpo e cheiroso - é o mínimo que se espera de um ser humano. Ah, duvido que quem fez essa lista deixasse de pegar um francês sujinho só pra dizer que pegou
- Cara de mau – todo mundo fazendo cara de quem tá chupando limão, OBG
- Cavalheirismo – educação é como estar limpo, tem que te acompanhar em todo lugar
- Barba por fazer – aí entra a genética, vai que o cara tem barba de pelos pubianos de uma criança de 5 anos?
- Charmoso – aqui o negócio começa a ficar complicado
- Ter pegada - clique aqui
- Personalidade – até quem não tem, tem
Terminando a lista percebemos que isso aí é bullshit, vamos prosseguir na investigação.

Tenacious D – Fuck Her Gently

Vamos com mais uma emocionante entrevista sobre o significado de boy magia, dessa vez com Priscilla Siqueira. A menina tem um gosto estranho viu?! Ela curte uns caras gordinhos. Priscilla comentou que a definição dela para homem ‘lindo’ é a seguinte:  Jack Black. Exatamente. Jack Black, o gordinho. Priscilla ainda completa “não adianta pra mim ele é tudo de lindo, gordinho, barbudinho e cara de sujinho”.
Perceba que aqui já destoamos do limpo e cheiroso, ela gosta de caras sujinhos.
A menina também deu uma definição de boy magia:
Pra mim as pessoaso “boy magia” pra um cara que é estiloso, sabe se vestir, e bem ligado em moda. Vejo quase que como um masculino pro “it girl” haha. Creio que usam bem nesse sentido, de um cara que os outros caras queiram seguir/ser. Um cara charmoso, acho que essa palavra define bem. É um combo de charme e estilo, meio difícil de explicar.  Então, pra mim um boy magia é um cara “perfeito” (falando de beleza), o Jack Black pra mim é um boy magia. hahahah creio que pra muitas outras mulheres ele não seja. 
Aqui o negócio muda, de mulher pra mulher, cada uma tem uma resposta diferente. Isso só embaralha a cabeça, mas vamos continuar.
Saiba que o dicionário define boy (menino) como:
Criança do sexo masculino.
Tratamento familiar afetuoso dado a pessoas do sexo masculino, ainda que adultas.m.
Criança do sexo masculino. (Ext.) Tratamento afetuoso entre parentes ou amigos, ainda que adultos. (Irón.) Indivíduo finório, espertalhão: aquilo que é menino.
E o dicionário define magia como:
Arte tida como capaz de produzir, por meio de certas práticas ocultas, efeitos que contrariam as leis naturais.
Fig. Efeito surpreendente, comparável aos da magia: a magia das palavras.
Magia negra, a que tinha por objeto a evocação dos demônios. (Sin.: encantamento, fascinação, prestígio.)
Religião dos magos. Suposta arte de produzir efeitos contra a ordem natural. Sensação ou sentimento, que se compara aos efeitos da magia. Fascinação; encanto.
Ao pé da letra boy magia significa: um menino que é capaz de contrariar as leis naturais através de práticas ocultas. Que fetiche estranho.
Vamos continuar com esta viagem emocionante pelo mundo dessa expressão tão bela (ridícula) que inventaram por aí.
Outra das nossas entrevistadas, a Camila Frescurato – ela deve ter sofrido com esse sobrenome na época do colégio, explica de forma mais direta o que é esse ser que estamos estudando, ela define assim:
Boy magia, pra mim, é aquele cara que reúne todas as qualidades imagináveis que um homem pode ter: educado, inteligente, bom de papo, com aquela pegada que faz qualquer uma se render, bonito… 
Até aqui já tínhamos visto as definições que Camila citou, mas ela foi além e tocou em um ponto importante:
Quando vi a gíria pela primeira vez, achava que era algo do universo gay, pq só via meus amigos gays comentando, mas depois vi várias mulheres usando também.
Eu também, Camila! A primeira vez que ouvi alguém se referir a alguém com este termo foi em uma noite quente de verão. Eu estava indo ver uma menina com quem saia na época, logo que eu encontro ela e um dos amigos gays da garouta diz ‘este é teu boy magia?’ de cara eu disse que não era o boy magia de nada, afinal pensei que o termo significasse outra coisa. No final eu não era mesmo o boy magia da menina, nunca mais vi ela. Mas essa é uma dúvida que atinge todo mundo que ouve o termo pela primeira vez, sempre se acredita que boy magia seja uma referência a opção sexual do cara, mas não.
Depois de termos essa dúvida, do boy magia ser um baita veado ou não, ainda entrevistamos uma última menina, e ela confirmou alguns pontos que estavam meio obscuros. O nome dela é Cínthia Antunes, e a garouta confirmou algumas apostas nossas falando o seguinte:
Veja bem, boy magia era uma expressão usada a princípio pelos guris gays pra definir um cara gato pra c… (lindo, sarado, sensual, whatever…). Com o tempo, começou a ser usada pelas gurias também e aí chegamos aos dias de hoje.
Ótimo! Então essa é uma expressão originalmente gay, temos duas respostas que apontam isso.
Mas nossa querida entrevistada prossegue com a resposta.

Para mim, boy magia deveria ser aquele cara que te encanta mesmo, sabe? E tem que ser magia em todos os sentidos, não só esteticamente. Aquele boy que espera tu sair do elevador pra só sair depois, que deixa um recado com tua música preferida, que te dá espaço, enfim: que te faça realmente feliz.

Além de confirmar alguns dos caminhos que a definição de BM estava tomando, ela ainda dá umas dicas para as meninas, tudo no maior estilo Revista Capricho, saca só:

Não importa a forma como tu chamas o teu boy magia (e são vááárias), o que importa é que ele realmente seja um.

Aprenda a reconhecer um, tem muito boy magia falso no mercado (não compre gato por lebre hihi).

No fim das contas tudo gira em torno das relações.

Que bonito, Cínthia, que bonito! Atenção nas dicas vocês aí que tão encalhadas ou só dão bola fora.

A real origem do termo nos leva até o famigerado twitter do Hugo Gloss. Ele cunhou o termo – e isso já explica o uso do termo feito proritariamente por gays.

Uma definição mais técnica do termo está presente em matéria da Revista JC, ela diz:

É o termo destinado aos homens-objetos que, de uma forma ou de outra, um dia nos pertenceram: seja pelo olhar de cobiça ou pelo pensamento afastado abruptamente como se fosse uma mosca inoportuna (“Sai de mim, eu sou casada), seja pela concretização da perseguição em si, que culmina com a apropriação do item desejado.

Essa é a melhor definição. Boy magia é o cara que tira o pensamento da menina, leva pra longe. Não existe categoria, não há qualidade pré-determinada. No final das contas é só uma gíria dadaísta para dizer ‘cara legal’, ou um eufemismo para dizer ‘o cara que eu gosto’ – mesmo que seja o amor de final de semana, aquele clássico amor das possibilidades.

P.S.: o termo ‘boy magia’ foi usado um milhão de vezes. Desculpem a repetição, mas era meio inevitável.

Comentários

meu sonho é ser um sommelier de gatas.